quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Clube de Ciências
Escola municipal "Dr. João Maria de Araújo Jr." - Botucatu



Para quem adora desafios e investigações especiais


                                                                                                      Por Lucia Maria Paleari
                                                                                                         lpaleari@ibb.unesp.br


No ano de 2013, a escola municipal "Dr. João Maria de Araújo Jr.", abriu espaço para uma proposta bem bacana. Em parceria com o Instituto de Biociências, da UNESP de Botucatu, iniciamos um Clube de Ciências. Os alunos que toparam participar reuniam-se com dois monitores e comigo, às segundas e quintas-feiras no período da tarde, para investigar e conversar sobre fenômenos da Natureza e as relações deles com os seres humanos.

Logo no início das nossas atividades, nos reunimos com o advogado Lorenzo Grillo, para aprender um pouco sobre o significado de um clube. Ele nos esclareceu a respeito de muita coisa que um cidadão precisa conhecer para viver em sociedade, quando decide se organizar em determinados grupos.

Em um sábado pela manhã, reunidos com o advogado Lorenzo Grillo 
que nos orientou sobre aspectos legais da organização de um  Clube de Ciências

Aprendemos que, juridicamente, um grupo de pessoas como o nosso, reunidas livremente para realizar atividades científicas e por não ter fins lucrativos, faz parte da categoria denominada de associação. Nesta categoria estão também moradores de prédios de apartamentos e vilas (os condomínios), os clubes recreativos etc.. É diferente de uma sociedade, cujos integrantes visam o lucro.

Todos os participantes de uma associação, como nós, além dos interesses comuns, têm direitos e deveres a cumprir, que são definidos pelo grupo e compõem o estatuto. Embora cada grupo possa fazer o conjunto de regras, o estatuto, da sua associação, todos os regulamentos, de todas as associações precisam estar de acordo com o código civil brasileiro. Todo sócio de uma associação poderá, de acordo com o estatuto dela, participar de eleições e até ser candidato a algum cargo da diretoria, que, eleita pelos associados, vai zelar para que os objetivos do grupo sejam alcançados, que as normas estabelecidas sejam cumpridas e, dessa forma, a convivência seja harmônica e o clube prospere. Por isso, conhecer bem os candidatos, seu compromisso com o grupo, suas atitudes no dia-a-dia e suas propostas, é a maneira de um cidadão poder votar conscientemente e escolher, para os diversos cargos (ex. presidente, diretor, secretário, tesoureiro, ...), os melhores representantes.

Nosso grupo, por exemplo, poderia ter como objetivo fazer uma visita a um observatório para aprender sobre os astros celestes; poderia ter como objetivo fazer investigações usando lupas, microscópios e consultando bons livros específicos para conhecer mais sobre células, vegetais e animais; poderia também ter como objetivo visitar museus de ciências e muitas outras coisas interessantes.

Já imaginou que legal? É muito legal, mesmo. Mas, como conseguir fazer tudo isso? Como obter as informações sobre bons lugares para conhecer? Poderíamos ter conselheiros no nosso Clube de Ciências? Como conseguir recursos para fazer viagens ou para adquirir os materiais e equipamentos necessários? Vamos vender coxinha, ou vamos conseguir patrocinadores? Como investir e prestar contas aos demais associados? Como e onde nos reuniremos? Precisaremos de uma sede?

Todas essas questões precisam ser conversadas em encontros que são denominados de assembleias. Nelas, o desejo da maioria, por meio de votação, determinará o que será feito.

Aprendemos sobre tudo isso, mas o nosso grupo ainda não conseguiu elaborar um estatuto e escolher representantes para conduzir os trabalhos. Durante esse primeiro ano, muitos alunos se interessaram em fazer parte do Clube de Ciências, mas poucos foram firmes no propósito de participar assiduamente e de se responsabilizar pelo Clube. Por isso, ainda não temos estatuto. Quem sabe neste ano de 2014, haja pessoas empenhadas, para que tenhamos um Clube de Ciências bem organizado e realizando atividades tão ou mais especiais do que aquelas que desenvolvemos em 2013.

Aliás, essa experiência inicial foi bem bacana. Realizamos tantas coisas e tão interessantes, que vale compartilhar, vale mostrar um pouco do que ficou registrado no nosso diário de bordo. Mas isso será apresentado nos próximos posts deste blog. Aguardem!